Menu Home

Chega de pânico! Torne seu iPhone seguro contra roubos!

O post de hoje não vai ter uma versão em inglês, e por um motivo bem simples, porém triste: o crescente número de casos de roubo de iPhones no Brasil, e o seu uso para roubar as contas dos seus usuários.

Aqui eu vou dar algumas dicas simples, mas muito úteis pra impedir que criminosos tenham acessos aos seus dados caso seu iPhone venha a ser roubado.

Use um e-mail alias para suas contas abertas ou de rede sociais

Um e-mail alias permite que você crie um “apelido” para o seu e-mail, quase um e-mail falso. A grande diferença aqui é que se alguém tentar enviar e-mails para seu e-mail alias, ele cairá na caixa de e-mail original.

Quando for criar uma conta em uma rede social, ou qualquer outro serviço que seja público (como fóruns) ou duvidosos, use o seu e-mail alias. Dessa forma, se você suspeitar que seu alias foi comprometido, você pode simplesmente apagar e criar outro, sem perder ou mudar o seu e-mail original.

Separando seu e-mail original, usado na sua conta do AppleID, dos alias usados nos demais serviços, uma pessoa que tente descobrir seu e-mail para tentar resetar sua senha do AppleID não irá descobrir esse dado exposto pela web.

Abaixo você encontra links que ensinam como criar e-mails alias nos principais serviços de e-mail gratuitos:

Outlook/Hotmail:

https://support.microsoft.com/pt-br/office/adicionar-ou-remover-um-alias-de-email-no-outlook-com-459b1989-356d-40fa-a689-8f285b13f1f2

Gmail:

https://support.google.com/mail/answer/22370?hl=pt-BR

Caso seu e-mail não seja de um dos serviços acima, procure como criar um e-mail alias no seu provedor de e-mail ou entre em contato com o fornecedor do serviço.

Evite senhas simples ou apenas numérica

Essa dica é bem divulgada, mas mesmo assim muitas pessoas insistem em senhas simples e pouco seguras.

Uma senha simples pode levar MENOS DE UM SEGUNDO para ser descoberta.

Vou explicar como isso funciona: um cracker realiza um ataque de força-bruta (brute force), onde ele coloca um programa para testar várias senhas simples conhecidas ou muito utilizadas, além combinações diferentes, até que ele encontre a senha correta e consiga acessar o sistema.

No caso do iPhone, isso não é tão simples de ser executado. Ele precisaria ter acesso a ferramentas muito avançadas, atualmente disponíveis apenas por empresas que as licenciam por milhões de dólares, e geralmente para polícias ou instituições de inteligência do governo.

No entanto, muitos usuários usam senhas tão simples que nem sequer uma ferramenta tão avançada é necessária. Alguns usam combinações como “123456”, “246802” (números pares), ou até dados pessoais como data de aniversário própria ou de parentes próximos. Esse tipo de dado, como data de aniversário, pode ser facilmente encontrado na internet, seja por redes sociais, ou por vazamento de dados, como os diversos casos que testemunhamos recentemente.

Por isso, crie uma senha forte, alfanumérica (letras e números) com letras maiúsculas e minúsculas, além de utilizar caracteres especiais.

No iPhone, você pode fazer isso indo em Ajustes -> Face ID ou código (ou Touch ID e código, dependendo da sua versão de aparelho) -> Digite seu código atual -> Alterar código. Uma tela pedirá seu código anterior (que é o que você já usa) e depois você verá uma tela como essa:

A imagem mostra a tela de Alterar Código, com a opção de digitar um novo código numérico de seis posições ao centro, e um botão Opções de Código na parte de baixo.

Selecione a opção Opções de Código e em seguida Código Alfanumérico Personalizado.

A imagem mostra um menu de opções de tipo de senha, contendo, na sequência: Código Alfanumérico Personalizado, Código Numérico Personalizado, Código Numérico de 4 Dígitos e um botão Cancelar.

Crie então uma senha forte. Uma dica é utilizar uma frase que você lembre, como “Mingau Meu Gato”. Troque algumas letras da frase por números ou caracteres que se assemelham a elas. Um A pode virar um 4 ou um @. Um E pode virar um & ou um 3. No nosso exemplo “Mingau Meu Gato”, nossa senha poderia ser M1ng@uM&uG@t0.

É um incômodo ter que digitar essa senha toda vez que precisar desbloquear o iPhone, mas pode ser um incômodo ainda maior ter seus dados ou dinheiro roubados. 😢

Apague todos os dados do seu iPhone após 10 tentativas de digitação de senha incorretas

No iPhone você tem a opção de apagar todos os dados do celular após 10 tentativas de digitação de senha incorretas. Isso permite que, se uma pessoa esteja tentando adivinhar sua senha, após 10 tentativas, todos os seus dados serão apagados do celular, impedindo que a pessoa possa ter acesso às suas fotos, anotações, contas, etc.

Para ativar essa opção, vá em Ajustes -> Face ID ou código (ou Touch ID e código, dependendo da sua versão de aparelho) -> Digite seu código atual, e marque a opção Apagar Dados.

A imagem mostra a opção Apagar Dados ativada, com o texto “Apagar todos os dados deste iPhone após 10 digitações de código incorretas” abaixo.

Troque seu SIM físico por um eSIM

Essa aqui é ótima dica pra quem tem um iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR ou posteriores.

Nesses iPhones, a Apple começou a utilizar a tecnologia de eSIM, que é um chip embarcado no próprio celular. Com ele, você não tem mais a necessidade de colocar um chip no seu celular para fazer ligações ou acessar dados móveis. A operadora lhe fornece um QR Code, que será lido pelo celular, e as informações do chip são então gravadas internamente, com toda segurança que o aparelho oferece.

O lado bom disso? Não é possível remover seu chip e colocá-lo em outro celular!

Mesmo que seu celular seja roubado, não será possível remover o chip e transferir pra outro celular para receber SMS de recuperação de senha, acessar WhatsApp e outros apps ou bancos que você tenha conta.

Só é possível remover o número daquele aparelho indo à uma loja física da operadora, com documento em mãos e pedindo a transferência do número para outro aparelho.

Mesmo que o celular tenha todos os seus dados apagados, através de um reset em modo recuperação, o eSIM continua gravado no dispositivo. Portanto, é importante se preocupar também com o Bloqueio de Ativação, que eu vou explicar na próxima dica.

A imagem mostra a evolução dos chips da Claro, desde o Mini chip em 2004, passando pelo Micro chip e Nano chip, até o e-chip em 2016.
A claro é uma das operadoras que fornecem o eSIM no Brasil

A Apple fornece uma lista bem completa das operadoras do mundo todo que oferecem o eSIM. Verifique se a sua operadora está na lista e troque seu SIM físico por um eSIM. É muito simples e rápido fazer a troca, mas é necessário que você vá até uma loja física da operadora, com seu documento, e solicite a troca.

É possível acessar a lista pelo link abaixo:

https://support.apple.com/pt-br/HT209096

A Apple ainda oferece um ótimo suporte para ajudar você a instalar e configurar um eSIM no seu celular. Veja as informações na página abaixo:

https://support.apple.com/pt-br/HT209044

Nunca deixe o recurso Buscar iPhone desligado

Com o recurso Buscar iPhone ativado, você poderá localizar seu iPhone roubado. Nas versões mais recentes do iOS, mesmo que seu iPhone esteja off-line, sem wi-fi ou dados móveis, ele poderá ser localizado, através de um recurso chamado “Rede do app Buscar”.

A Rede do app Buscar usa a mesma estratégia que é usada para localizar AirTags perdidas, utilizando outros iPhones ao redor para localizar seu celular, através de compartilhamento de identificadores aleatórios que são enviados para a Apple e que permitem o rastreamento usando a internet de outro aparelho.

Além do óbivo, o Buscar iPhone ainda tem uma vantagem não tão conhecida: o Bloqueio de Ativação!

Bloqueio de Ativação, disponível na documentação da Apple

O Bloqueio de Ativação amarra o seu AppleID ao dispositivo, e é configurado automaticamente junto com a configuração do Buscar. Em outras palavras, mesmo que seu iPhone seja completamente apagado, ele só poderá ser utilizado após digitar o AppleID e a senha da conta que está vinculada aquele aparelho.

Na dica anterior, eu comentei que esse recurso é muito importante ao se utilizar um eSIM, e agora eu explico o porquê. Se esse recurso estiver desativado, e o bandido fizer um reset do seu celular, como o eSIM não é apagado, ele conseguirá acessar o celular e usar o seu número e chip para receber um SMS de reset de senha.

Para conferir se o Buscar iPhone está ativo, vá em Ajustes -> ID Apple (primeira opção, onde aparece seu nome) -> Buscar -> Buscar iPhone. Nele você poderá ativar os recursos de Buscar iPhone, Rede do app Buscar, além da opção de Enviar Última Localização, que permite ao iPhone enviar a última localização disponível quando estiver com pouca bateria, e prestes a desligar.

A imagem mostra a tela de Buscar iPhone, com as três opções disponíveis ligadas: Buscar iPhone, Rede do app Buscar e Enviar Última Localização.

Eu pessoalmente recomendo deixar todas essas opções ligadas, afinal, uma segurança extra nunca é demais.

Outro ponto importante é você NUNCA desativar esse recurso ou excluir o seu dispositivo da conta. Você pode receber ligações dos bandidos, tentando se passar pela polícia ou pela própria Apple, pedindo para desativar esse recurso para que eles possam realizar algum procedimento ou para apagar seus dados. Nunca confie nessas ligações e nunca desative esse recurso, ou seu dispositivo ficará vulnerável e acessível aos bandidos.

Para mais informações de como funciona o Bloqueio de Ativação ou como configurar o app Buscar, veja abaixo a documentação oficial da Apple:

Bloqueio de Ativação para iPhone, iPad e iPod touch

https://support.apple.com/pt-br/HT201365

Configurar o Buscar no iPhone, iPad, iPod touch ou Mac

https://support.apple.com/pt-br/HT210400

Ative o PIN do SIM e altere o PIN padrão

Esse recurso é muito útil, tanto se você usa um SIM físico ou um eSIM.

Ao ativar o PIN do SIM, o seu chip físico ou eletrônico fica bloqueado até que o PIN seja digitado corretamente. Isso impede que alguém acesse os recursos do seu chip, como chamadas ou SMS, mesmo que o chip seja removido e colocado em outro celular.

Para ativar o PIN do SIM no seu iPhone, vá em Ajustes -> Celular -> PIN do SIM (há uma opção para cada linha registrada no celular, tanto chip físico quanto eSIM) -> Ative a opção PIN do SIM. Para ativar essa opção, é preciso digitar o PIN atual que, caso você já não tenha alterado, será o padrão da operadora.

A imagem mostra a tela PIN do SIM, com a opção PIN do SIM ativada, e um botão para Alterar PIN.

Por padrão, as operadoras configuram PINs específicos, como os listados abaixo:

Claro: 3636
Oi: 8888
TIM: 1010
Vivo: 8486

No iPhone, na mesma tela em que você ativa o PIN do SIM, é possível alterar o PIN atual (padrão da operadora). Você só precisará digitar o PIN atual, e depois o novo PIN e confirmar.

O novo PIN será pedido toda vez que o seu iPhone for iniciado ou caso o chip seja removido e reinserido, seja no seu iPhone ou em qualquer outro celular. Há também um limite de tentativas para se digitar o PIN corretamente, e caso esse limite seja excedido, seu chip será bloqueado, e você precisará do PUK (número fornecido junto com o chip, geralmente no mesmo cartão que ele vem inserido) ou entrar em contato com a operadora.

A imagem mostra a tela com o título “O SIM está bloqueado”, com um campo de texto para digitação do PIN com a mensagem “Restam 3 tentativas”.

Essa matéria do TechTudo é bem completa e vai te ajudar em todos os passos para ativar o PIN do SIM, tanto no iPhone quanto em um celular Android:

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2021/02/como-achar-o-pin-do-celular.ghtml

Impeça seu iPhone de ligar o Modo Avião enquanto estiver bloqueado

Essa dica é muito importante e ganha um plus quando associada com a dica anterior: quem roubar seu iPhone não poderá tirar o chip do celular e não vai poder ligar o Modo Avião, recurso que desabilita todas as conexões sem fio do celular. Ou seja, enquanto o aparelho estiver ligado (ou não, graças a uma novidade do iOS 15), você conseguirá localizá-lo e rastreá-lo, além de conseguir apagar todos os dados contidos no celular.

Para impedir que alguém pegue seu celular bloqueado, acesse a Central de Controle e ligue o Modo Avião, vá em Ajustes -> Face ID ou código (ou Touch ID e código, dependendo da sua versão de aparelho) -> Digite seu código atual e desative a opção Central de Controle.

A imagem mostra todos as opções que podem ser desabilitadas quando o iPhone estiver bloqueado, entre elas, a Central de Controle, que está desabilitada.

Particularmente, eu deixo desativado todas as opções, afinal, se meu celular está bloqueado, porque eu deveria permitir acesso a qualquer recurso dele?

Desabilite a pré-visualização de notificações quando seu iPhone estiver bloqueado

Outra dica super importante aqui! Desabilitar a pré-visualização de notificações quando seu iPhone estiver bloqueado garante que a pessoa que o roubou não conseguirá ver a prévia do conteúdo das mensagens que você recebe, incluindo códigos de acesso que são enviados para recuperar senhas ou acessas aplicativos.

A imagem mostra o menu Notificações com a opção Pré-visualizações com o valor Quando Bloqueado, e com a mensagem logo abaixo: As pré-visualizações de notificações serão exibidas somente quando o iPhone estiver desbloqueado.

Para desabilitar as pré-visualizações, vá em Ajustes -> Notificações -> Pré-visualizações. Nesse menu, você encontrará três opções: Sempre, Quando Desbloqueado e Nunca.

A imagem mostra o menu Pré-visualizações com as três opções: Sempre, Quando Desbloqueado e Nunca. A opção Quando Desbloqueado está selecionada.

Escolha entre Quando Desbloqueado ou Nunca, para garantir que a pré-visualização não esteja disponível enquanto seu iPhone estiver bloqueado.

Crie uma Chave Reserva para redefinir sua senha do AppleID

Essa aqui é um pouquinho perigosa, por isso eu recomendo que você use com cautela. Ela é uma dica perigosa, pois quando criada uma Chave Reserva, somente com ela ou um outro dispositivo Apple registrado, o usuário poderá ser capaz de recuperar a senha do seu AppleID.

Se um ladrão resolver tirar o chip do seu celular, colocar em outro iPhone e tentar recuperar a senha do seu AppleID pelo SMS, ele não conseguirá, pois somente com a Chave Reserva (ou seu iPad ou Macbook caso você tenha) a senha poderá ser resetada.

Para ativar essa opção, vá em Ajustes -> ID Apple (primeira opção, onde aparece seu nome) -> Senha e Segurança -> Chave Reserva.

Lembrando aqui: essa opção pode ser perigosa, pois se você perder a Chave Reserva, nem mesmo a Apple poderá te ajudar a recuperar a senha.

A imagem mostra uma mensagem de sistema do iOS, que diz: Tem certeza que deseja criar uma chave reserva? Caso perca sua chave reserva e não tenha mais acesso aos seus dispositivos, a Apple não será capas de lhe ajudar a recuperar o acesso à sua conta ou ao seus dados.

Portanto, se você decidir ativar essa opção, lembre-se de anotar essa Chave Reserva em um papel e guardá-lo muito bem em sua casa. Nunca carregue esse tipo de informação em carteiras ou bolsas. Mantenha em casa em um lugar completamente seguro.

Questione sua instituição financeira sobre como seus dados são armazenados no iPhone

O iOS disponibiliza uma opção segura para que os programadores armazenem dados sensíveis nos seus aplicativos: o Keychain. O Keychain nada mais é que um banco de dados encriptado que fica no seu celular.

Esses dados que ficam gravados no Keychain só podem ser acessados pelo próprio aplicativo que o criou, ou pode ser compartilhado apenas com os demais aplicativos que sejam desenvolvidos e distribuídos pela mesma empresa. Por exemplo: o Facebook pode compartilhar seus dados no Keychain com o Messenger, pois ambos são do mesmo desenvolvedor, mas um outro aplicativo qualquer, como seu app de e-mail, TikTok, ou qualquer outro, não terão acesso a nenhum dado gravado pelo Facebook.

Apesar de seguro, o keychain pode ter um calcanhar de aquiles: ter seus dados exportados junto com o backup e restaurados em outro iPhone.

Existe uma forma de impedir isso: ao gravar um dado, o desenvolvedor pode atribuir a chave kSecAttrAccessibleWhenUnlockedThisDeviceOnly, que diz ao Keychain que o dado estará acessível apenas com o celular desbloqueado e APENAS naquele celular. Ou seja, se você precisar restaurar o backup no seu próprio celular, os dados serão restaurados normalmente; mas se você estiver tentando restaurar o backup em outro celular, esses dados não serão migrados.

Por isso, questione o seu banco, fintech, se eles usam essa tecnologia, ou alguma outra estratégia parecida, para armazenar seus dados no app deles. Use as redes sociais, afinal os canais de comunicação estão muito abertos e bem acessíveis. Isso garante a sua segurança e a do seu dinheiro.

Apague os dados do seu iPhone remotamente

A Apple permite que você apague os dados do seu iPhone remotamente, bastando apenas que ele esteja ligado e conectado à internet.

Quanto mais rápido você apagar seus dados, mais seguro você estará contra uma tentativa de invasão e roubo das suas contas bancárias.

A Apple disponibiliza uma página bem completa de como localizar e bloquear o seu iPhone em caso de perda ou roubo. Veja mais nos links abaixo:

Usar o app Buscar para localizar um dispositivo ou item perdido

https://support.apple.com/pt-br/HT210515

Em caso de perda ou roubo do iPhone, iPad ou iPod touch

https://support.apple.com/pt-br/HT201472

Comunique seus bancos, bloqueie o seu celular, e faça um Boletim de Ocorrência

Em primeiro lugar, comunique seus bancos sobre o ocorrido para que eles bloqueiem qualquer tentativa de acesso ou transação nas suas contas.

Feito isso, entre em contato com a sua operadora e bloqueie sua linha, para que ninguém possa usar seu número para fazer ligações e receber SMS, impedindo assim que o assaltante tenha acesso à códigos de recuperação de senhas.

Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência e solicite o bloqueio do IMEI do celular; dessa forma eles tornam inúteis na sua função de celular.

UM PONTO MUITO IMPORTANTE: faça o bloqueio da linha e do IMEI apenas depois de ter apagado todos os dados do dispositivo roubado. Se ele não conseguir mais se conectar à rede móvel para acessar a internet, você não terá mais esses recursos à mão.

Para ver os IMEIs do seu celular (se ele tiver suporte para eSIM, então são dois IMEIs), vá em Ajustes -> Geral -> Sobre e procure pelos IMEI. Escreva esses números em um papel, e guarde em casa para caso seja preciso.

Nunca salve senhas ou quaisquer dados sensíveis no Notas ou qualquer outro app de anotações

Eu pensei muito se deveria incluir essa dica aqui ou não. É uma coisa muito básica, mas acho que vale a pena destacarmos só pra reforçar a importância disso.

Apps de blocos de notas, como o próprio Notas da Apple não tem segurança NENHUMA. São dados completamente abertos, que qualquer um pode abrir e ler sem nenhuma dificuldade. Salvar qualquer senha em um aplicativo desses é como entregar suas senhas direto nas mãos dos bandidos.

A imagem mostra uma nota criada no app Notas, com o título Senhas e o conteúdo MeRoube123.

Por isso eu disse e vou repetir: NUNCA SALVE SENHAS NO APLICATIVO DE NOTAS!!!

Novidades no iOS 15 (em breve)

Com a chegada do iOS 15, a Apple está para lançar um recurso MUITO útil para localizar um iPhone que está perdido ou foi roubado: ele pode ser encontrado mesmo desligado!!!

A imagem mostra uma mensagem de sistema do iOS em inglês, que diz: iPhone continua “encontrável” após o desligamento - Buscar ajuda você a localizar esse iPhone quando está perdido ou for roubado, mesmo que estiver em modo de reserva de energia ou tenha sido desligado. Você pode mudar essa funcionalidade da rede do Buscar indo em Buscar nos Ajustes.

Pela mensagem, dá para se entender que o iPhone, quando desligado, não ficará completamente desligado. Enquanto houver bateria, ele estaria num estado de suspensão, permitindo que ele seja detectado por outros iPhones, num processo similar ao que hoje é feito pelos AirTags.

Mais detalhes sobre o funcionamento desse recurso, e se ele estará disponível para todos os devices ou apenas aos novos modelos de iPhone, virão enquanto nos aproximamos da data de lançamento da versão final do sistema e do lançamento dos novos produtos. Ambos ainda não tem uma data definida de lançamento.

Fiquem seguros!

Nesse artigo eu descrevi muitas dicas para manter o seu iPhone protegido em caso de roubo. Você não precisa seguir todas as dicas, mas quanto mais recursos de segurança você ativa no seu celular, mais difícil será para quem quer que seja acessar seu iPhone sem sua permissão.

Espero que essas dicas sejam úteis, e compartilhe essa informação com todos que você conhece que usam iPhone. Seus celulares estando seguros, significa que seus dados estão seguros.

Fiquem seguros!

Categories: Artigos

Tagged as:

André Salla